Como águias

Os que confiam no Senhor renovam suas forças



domingo, 10 de maio de 2015

Filme Rio

tráfico de animais silvestres é uma situação recorrente no Brasil, cerca de 38 milhões de animais silvestres (principalmente aves) são retirados anualmente de suas áreas nativas no país
, segundo dados de 2012 da Organização não Governamental WWF. Essa prática consiste em um crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais, Nº 9.605/98, e vem contribuindo para a extinção de muitas espécies da nossa biodiversidade.
Trabalhar essa temática em sala de aula é muito importante para o processo de conscientização dos alunos sobre os prejuízos dessa ação, além de os colocarem como participantes ativos no combate ao tráfico de animais silvestres.
O filme de animação norte-americano “Rio” é um ótimo instrumento para se trabalhar em sala de aula o tráfico de animais silvestres. “Rio” retrata a história de uma ararinha-azul chamada Blu que ao nascer foi capturada na floresta do Rio de Janeiro e levada para a ilha de Minnesota, nos Estados Unidos. Lá foi criada por Linda, sua protetora, que cuidava muito bem da ave e tinha muito carinho pelo animal. A vida de Blu e Linda mudou quando um ornitólogo brasileiro contatou Linda dizendo que Blu era o último macho da espécie e que, no Rio de Janeiro, sob sua tutela, encontrava-se a última fêmea viva, a Jade. Então Linda e Blu partiram para o Rio e teve início a história dessas duas aves juntas, que demoraram a se entender e passaram por diversas aventuras a partir do momento que foram capturadas por uma quadrilha que vendia aves raras.
Como podemos perceber, o filme todo gira em torno da temática “tráfico de animais”, desde a captura de Blu e sua venda para o exterior até o momento que Blu e Jade foram capturados para serem comercializados. Além de retratar a realidade do tráfico de animais, o filme mostra o risco que essa prática pode trazer às espécies.

O filme pode ser passado aos alunos após uma breve explanação sobre o “tráfico de animais silvestres”, quais são as suas consequências e as punições a esta prática de acordo com a legislação brasileira. Em seguida, pode-se passar o filme e dar início a um debate com os alunos. No debate, as discussões podem girar em torno do porquê de Blu ter que retornar ao Brasil; os riscos que Jade e Blu sofreram ao serem capturados pelos traficantes e como essa captura poderia prejudicar o casal e a espécie, de acordo com o filme. Por fim, uma recomendação seria trabalhar os erros de biologia perceptíveis no filme.