O tráfico de animais silvestres
é uma situação recorrente no Brasil, cerca de 38 milhões de animais
silvestres (principalmente aves) são retirados anualmente de suas áreas nativas
no país
, segundo dados de 2012 da Organização não Governamental WWF. Essa
prática consiste em um crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais,
Nº 9.605/98, e vem contribuindo para a extinção de muitas espécies da nossa
biodiversidade.
Trabalhar essa temática em sala de aula é muito
importante para o processo de conscientização dos alunos sobre os prejuízos
dessa ação, além de os colocarem como participantes ativos no combate ao
tráfico de animais silvestres.
O filme de animação norte-americano “Rio” é
um ótimo instrumento para se trabalhar em sala de aula o tráfico de animais
silvestres. “Rio” retrata a história de uma ararinha-azul chamada Blu que
ao nascer foi capturada na floresta do Rio de Janeiro e levada para a ilha de
Minnesota, nos Estados Unidos. Lá foi criada por Linda, sua protetora, que
cuidava muito bem da ave e tinha muito carinho pelo animal. A vida de Blu e
Linda mudou quando um ornitólogo brasileiro contatou Linda dizendo que Blu era
o último macho da espécie e que, no Rio de Janeiro, sob sua tutela,
encontrava-se a última fêmea viva, a Jade. Então Linda e Blu partiram para o
Rio e teve início a história dessas duas aves juntas, que demoraram a se
entender e passaram por diversas aventuras a partir do momento que foram
capturadas por uma quadrilha que vendia aves raras.
Como podemos perceber, o filme todo gira em torno
da temática “tráfico de animais”, desde a captura de Blu e sua venda para o
exterior até o momento que Blu e Jade foram capturados para serem
comercializados. Além de retratar a realidade do tráfico de animais, o filme
mostra o risco que essa prática pode trazer às espécies.
O filme pode ser passado aos alunos após uma breve
explanação sobre o “tráfico de animais silvestres”, quais são as suas
consequências e as punições a esta prática de acordo com a legislação
brasileira. Em seguida, pode-se passar o filme e dar início a um debate com os
alunos. No debate, as discussões podem girar em torno do porquê de Blu ter que
retornar ao Brasil; os riscos que Jade e Blu sofreram ao serem capturados pelos
traficantes e como essa captura poderia prejudicar o casal e a espécie, de
acordo com o filme. Por fim, uma recomendação seria trabalhar os erros de
biologia perceptíveis no filme.
Oi Loide! Passando só para confirmar a visualização! Abraços!
ResponderExcluirOi Loide!
ResponderExcluirBlog bem dinâmico, layout perfeito, bem convidativo!!
Parabéns!!!
Oi Loide, estou sentindo sua falta no AVA!!! Fique atenta aos meus recados e veja se é possível complementar as atividades! Deixei recado para vc no feedback.
ResponderExcluir